Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Investimento vs. especulação

Segundo Benjamin Graham em seu livro O Investidor Inteligente "... uma operação de investimento é aquela que, após análise profunda, promete a segurança do principal e um retorno adequado. As operações que não atendem a essas condições são especulativas."

É natural que toda pessoa que compra um ativo, por exemplo uma ação na bolsa de valores, deseje obter um retorno financeiro em algum momento no futuro. Assim, este tipo de operação carrega uma dose de especulação. O que o grande especialista quer nos ensinar é que devemos efetuar nossas aquisições após uma análise sobre a empresa, com uma metodologia de trabalho e não simplesmente adquirir ativos sem qualquer critério, pois isto seria uma simples "aposta".

Ainda neste mesmo livro ele descreve que "Na maior parte do tempo, o investidor precisa reconhecer a existência de um fator especulativo em sua carteira de ações ... É sua tarefa manter esse componente dentro de limites estreitos e estar preparado financeira ou psicologicamente para resultados adversos que possam ser de curta ou longa duração. ... alguma especulação é necessária e inevitável, pois em muitas situações nas bolsas existem chances substanciais tanto de lucros quanto de prejuízos, e os riscos aí presentes precisam ser assumidos por alguém ... O comprador compra o risco primário e que essa ação pode cair. Entretanto, o vendedor ainda retém um risco residual, a possibilidade de que a ação que ele acaba de vender suba!"

Ele também nos ensina que podemos efetuar operações especulativas, mas devemos destinar uma pequena parcela de nosso capital, adotar um método de trabalho e inclusive separar o dinheiro destas operações em outra corretora: "Existe especulação inteligente assim como há investimento inteligente. Destas, as mais importantes são: (1) especular quando você pensa que está investindo; (2) especular seriamente, e não como passatempo, quando você não possui conhecimento apropriado e habilidade para tal; e (3) arriscar mais dinheiro na especulação do que você tem condições de perder. ... Nunca misture suas operações especulativas com seus investimentos em uma mesma conta, tampouco em qualquer parte de seu pensamento."

Para quem desejar conhecer a filosofia de trabalho da gestora de fundos Investidor Profissional, acesse a entrevista disponível no Portal Exame: "Primeira gestora independente de recursos do Brasil, a asset carioca Investidor Profissional tem muito o que ensinar a quem aplica em bolsa ..."
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/fundos/noticias/preferimos-acoes-de-oligopolios-diz-investidor-profissional?page=1

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Termos do mercado de ações

Os textos desta postagem foram extraídos do livro Operando na Bolsa de Valores Utilizando Análise Técnica escrito por Joseilton S. Correia. Escolhi os itens mais importantes para o trader iniciante.


"Codificação adotada pela Bovespa
Na bolsa, as ações recebem códigos que padronizam a negociação. Toda ação recebe um código de quatro letras e um número. As letras indicam o nome da empresa e o número representa o tipo da ação. Exemplo:
  • BBDC4
  • BBDC é o código da ação do Bradesco
  • 4 é o tipo de ação (3 + ON e 4 = PN)
  • Outros (5..X) são classes especiais de ações


Formas de negociação
  • Lote padrão é a quantidade mínima de ações que pode ser negociada; em geral 100 ações correspondem ao lote padrão.
  • Fracionário é qualquer quantidade inferior ao lote padrão. Isso vale quando você não deseja comprar 100 ações.



CVM (Comissão de Valores Mobiliários)
A CVM, criada pela Lei 6385/76, é uma autarquia federal que regula, disciplina e fiscaliza as Bolsas de Valores, as companhias abertas, os fundos de investimento e os mercados derivativos que tenham por referência valores mobiliários. Uma das principais funções da CVM é cuidar para que investidores tenham acesso a informações que confirmem a boa qualidade das empresas abertas e dos fundos de investimento.

CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia)
Trata-se de uma sociedade anônima com a finalidade de prestar serviçoes de compensação e liquidação física e financeira das operações realizadas nos mercados à vista e a prazo da Bovespa e de outros mercados, fazendo também a operacionalização dos sistemas de títulos e valores mobiliários em geral. Quando compramos ações de uma empresa por intermédio de uma corretora, essas ações ficam guardadas na CBLC e não na corretora, o que aumenta a segurança nas transações envolvendo ações, pois se sua corretora vier a falir, suas ações não serão perdidas, uma vez que se encontram sob a custódia da CBLC.

Dividendos
O dividendo é sua parte no lucro da empresa. Sempre que uma empresa tem lucros, ela reserva parte desse resultado para distribuir aos acionistas. No Brasil, as empresas são obrigadas a um pagamento mínimo de dividendos de 25% do lucro.

Juros sobre o capital próprio
As empresas, na distribuição de resultados aos seus acionistas, também podem optar por remunerá-los por meio do pagamento de juros sobre o capital próprio. Para o investidor, a diferença básica é que ao receber dividendo este não é tributado, pois a empresa já o foi quando da apuração do seu lucro líquido. Mas quando recebe juros sobre o capital próprio, ele tem de pagar imposto de renda sobre o total recebido.

Bonificação
Advém do aumento de capital de uma sociedade, mediante a incorporação de reservas e lucros, quando são distribuídas gratuitamente novas ações a seus acionistas, em número proporcional às já possuídas. Excepcionalmente, além dos dividendos, uma empresa poderá conceder a seus acionistas uma participação adicional nos lucros por meio de bonificação em dinheiro.

Split
Quando uma empresa quer tornar suas ações mais líquidas no mercado, substitui os papéis que estão em circulação e emite novas ações com valor nominal menor do que o da emissão anterior, porém em quantidades maiores. Para o acionista, não há alteração sobre o montante financeiro nem sobre sua participação proporcional no capital da empresa.

Inplit
É um agrupamento de ações: o número de papéis em poder do acionista diminui, sem alterar a participação dele no capital da empresa, pois o valor nominal das ações se eleva proporcionalmente.

Subscrição
Ocorre quando a empresa necessita de recursos para financiar investimentos ou modificar sua estrutura de capital e decide lançar novas ações no mercado. Gera captação de novos recursos para a empresa emissora.

After market
Horário estendido do pregão eletrônico que possibilita o acesso de pequenos e médios investidores que não têm chance de operar durante o pregão principal.

Home broker
Sistema lançado pela Bovespa em 1999 com o intuito de facilitar e agilizar o processo de negociação, atraindo desta forma mais pessoas físicas para o mercado de ações.

Corretagem
É a taxa que a corretora cobra para realizar operações na Bovespa para você.

Emolumento
São taxas cobradas pela Bovespa e pela CBLC por meio de taxa fixa para cada tipo de operação. As operações normais têm incidência de 0,035% e as intradirárias (day trade), de 0,025%.

Taxa de custódia
É uma taxa cobrada pela CBLC para poder guardar suas ações. Seria o equivalente a um aluguel que a pessoa paga enquanto estiver habitando a casa."

sábado, 18 de dezembro de 2010

Introdução à Bolsa de Valores

Segundo a BOVESPA as bolsas de valores "São locais que oferecem condições e sistemas necessários para a realização de negociação de compra e venda de títulos e valores mobiliários de forma transparente. Além disso tem atividade de auto-regulação que visa preservar elevados padrões éticos de negociação, e divulgar as operações executadas com rapidez, amplitude e detalhes."

O investimento em ações é essenciamente caracterizado como renda variável. A renda fixa oferece menos risco e menos retorno; em geral a sua rentabilidade é vinculada a algum índice ou indicador. A renda variável oferece mais risco e maior potencial de retorno, mas o retorno pode ser maior ou menor que a renda fixa. É importante entender que o retorno do investimento em ações não pode ser previsto. Aceitar essa característica é essencial para que você tenha sucesso nos seus investimentos em ações.

O autor Maurício Hissa em seu livro Sobreviva na Bolsa de Valores, explora a dificuldade do ser humano em aceitar a incerteza: "É muito difícil para o ser humano aceitar a incerteza absoluta, mas isso deve ser aceito antes de entrarmos na Bolsa para que não paguemos o preço caro que a maioria paga: passa os primeiros anos na Bolsa descobrindo métodos atrás de métodos que lhe dão a ilusão de segurança e, após entregar grande parte do dinheiro por meio desses métodos, que acertam durante um tempo só para depois levarem todo o seu lucro embora, finalmente aceita a incerteza da Bolsa e só aí passa a ter alguma chance."

Existem estratégias e métodos que minimizam os riscos. Esses temas de extrema relevância para qualquer investidor serão abordados em outros textos deste blog.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O que são ações?

Segundo o autor do livro Operando na Bolsa de Valores (Editora Novatec), Joseilton S. Correia:


"São títulos negociáveis de renda variável que representam a menor parcela do capital social da empresa que os emitiu. Por isso, quando você compra ações de uma empresa, é como se possuísse pedaços da empresa. As empresas precisam de dinheiro para financiar suas compras, ampliar instalações, negócios etc. Para não pegar dinheiro emprestado dos bancos, onde os juros são altos, as empresas emitem ações para captar dinheiro sem o pagamento de juros. Para compensar, pagam aos acionistas a participação nos lucros (dividendos)."


Acesse este link e assista a um vídeo que explica o que são ações http://www.tvbvmf.com.br/Videos/513


Agora é possível entender que a pessoa que compra uma ação está comprando um pedaço da empresa e está se tornando sócio. E como qualquer sócio, possui uma expectativa de obter lucro com a valorização da ação que, em geral, ocorre a partir do crescimento da empresa. As ações se dividem em duas categorias: ações ordinárias e ações preferenciais. As diferenças são explicadas pelo mesmo autor, conforme texto a seguir:


"Ações ordinárias - Os detentores de ações ordinárias nominativas (ONs) têm o direito de votar nas assembléias da empresa; no entanto, na maioria das vezes, não têm poder de veto. ... O que torna as ações ordinárias ainda mais interessantes, contudo, para o investidor é o tag along. ... Pela lei, esses acionistas possuem o direito de receber por suas ações no mínimo 80% do valor pago para o controlador em caso de venda da empresa."


"Ações preferenciais - As ações preferenciais nominativas (PNs) são aquelas que menos protegem o acionista minoritário, porque não lhe dão o direito de votar na assembléia e, ainda, em caso de venda da empresa, a lei não lhe garante o direito de participar do prêmio de controle. ... Os acionistas preferenciais, como são chamados os detentores de ações PNs, contudo, têm preferência no recebimento dos dividendos pagos pela empresa quando esta tem lucro."


Acesse o link abaixo para obter informações e conceitos adicionais 
http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/iniciantes/mercado-de-acoes/entenda-o-mercado-de-acoes/entenda-o-mercado-de-acoes.aspx?idioma=pt-br


Você pode assistir a um vídeo que explica a diferença entre ações ordinárias e ações preferenciais acessando este link http://www.tvbvmf.com.br/Videos/582



segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Para que serve o IBOVESPA?

De acordo com o site da BOVESPA:


"O Índice Bovespa é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. Sua relevância advém do fato do Ibovespa retratar o comportamento dos principais papéis negociados na BM&FBOVESPA e também de sua tradição, pois o índice manteve a integridade de sua série histórica e não sofreu modificações metodológicas desde sua implementação em 1968."


"A finalidade básica do Ibovespa é a de servir como indicador médio do comportamento do mercado. Para tanto, sua composição procura aproximar-se o mais possível da real configuração das negociações à vista (lote-padrão) na BM&FBOVESPA."


"As ações integrantes da carteira teórica do Índice Bovespa respondem por mais de 80% do número de negócios e do volume financeiro verificados no mercado à vista (lote-padrão) da BM&FBOVESPA."
Atualmente o índice é composto pelas 68 ações mais negociadas na bolsa de valores. Acesse o link abaixo para conhecer a lista completa das ações que fazem parte do índice.

http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoCarteiraTeorica.aspx?Indice=IBOVESPA&idioma=pt-br

Vale a pena acessar o link abaixo que contém um gráfico interativo do histórico do IBOVESPA desde 1963, demonstrando as tendências de alta e de baixa associadas aos grandes eventos históricos.

http://www.enfoque.com.br/poster/ibovespa/view_ibovespa_enfoque.aspx

domingo, 12 de dezembro de 2010

O poder dos juros

O que o trader iniciante ou investidor iniciante deve saber sobre juros compostos

"O juro composto é a maior invenção da humanidade, porque permite uma confiável e sistemática acumulação de riqueza." - Albert Einstein

Todo investidor pode ter a seu favor duas variáveis fundamentais para o alcance dos resultados esperados: tempo e juros. Se você não tiver muito tempo, terá que obter juros mais altos. Agora, se você tiver um bom horizonte de tempo, com pequenas quantias poderá fazer uma fortuna! Para facilitar o entendimento, as simulações abaixo não consideram a inflação. A tabela abaixo mostra o que ocorreria se você fizesse um único aporte (em toda a sua vida) de R$ 5.000,00 em diferentes situações de tempo e juros.


Os números parecem absurdos? Mas são reais e possíveis. Desde que você utilize as ferramentas certas e tenha uma boa gestão de risco (este assunto será tratado mais adiante). Veja que com um único aporte de R$ 5.000,00 aos vinte anos, você poderia ter mais de R$ 1.000.000,00 após 40 anos de aplicação, com uma taxa de juros de 15% ao ano. Um bom pé de meia aos 60 anos, não?

Vamos analisar outra situação. Suponha que aos 20 anos você não tenha R$ 5.000,00, mas tenha condições de fazer aportes anuais fixos ao invés de um único aporte. Então teríamos os seguintes resultados para aportes anuais de R$ 1.000,00. Os resultados surpreendem? É a mágica dos juros compostos ou juros sobre juros.


Durante 40 anos você investiu R$ 1.000,00 por ano, totalizando R$ 40.000,00 para cada um dos cenários de juros (5%, 10%, 15% e 20%). Agora observe a tabela abaixo e veja o que os juros podem fazer pelo capital final ao longo de 40 anos.


Com estes exemplos fica fácil perceber qual é o poder dos juros ao longo do tempo. Para aqueles que não compreendem totalmente o que são juros compostos, vamos a uma explicação simples. Suponha que você invista R$ 1.000,00 a uma taxa anual de 15%. Ao final do primeiro ano, você teria R$ 1.150,00. O cálculo é feito da seguinte maneira:

R$ 1.000,00 + (R$ 1.000,00 x 15%) = R$ 1.150,00

No primeiro dia do ano seguinte, você investe mais R$ 1.000,00 e agora tem R$ 2.150,00. Ao final do segundo ano e com a mesma taxa de juros você teria R$ 2.472,50 obtidos pelo cálculo abaixo:

R$ 2.150,00 + (R$ 2.150,00 x 15%) = R$ 2.472,50

Projetando este exemplo ao longo de 40 anos (com uma taxa de juros anual de 15%), você alcançaria um montante de R$ 1.779.090 aos 60 anos! Estou falando de apenas R$ 1.000,00 por ano!

domingo, 5 de dezembro de 2010

Início

Bem-vindo ao blog do Trader Iniciante

O mercado financeiro oferece tantas opções de investimento que o trader iniciante ou investidor iniciante tem a sensação de que é quase impossível escolher onde aplicar seu dinheiro. Mesmo que você não deseje ser um especialista saiba que, com um pouco de estudo, é possível ter um conhecimento básico sobre investimentos e tomar suas próprias decisões. Se você estiver disposto a estudar um pouco sobre o mercado financeiro, o conteúdo deste blog vai te ajudar.

Por que investir ?

Antes de pensar em investir seu dinheiro ganho como muita dedicação ao trabalho, recomendamos que você responda à seguinte pergunta: "Por que desejo investir em ações na bolsa de valores?" Há diversas respostas possíveis e a primeira que vem à mente é: ganhar mais dinheiro do que na renda fixa. Por mais óbvio que possa parecer, esta reflexão o ajudará a definir mais especificamente qual é o seu objetivo. E quando sua jornada tiver início, será mais fácil acompanhar como anda o seu projeto pessoal. No site da BOVESPA você encontrará informações complementares; acesse o link abaixo e confira.

Antes de investir ...

É necessário elaborar um orçamento considerando suas receitas e despesas mensais. Há diversos modelos disponíveis e no link abaixo você pode acessar o modelo sugerido pela BOVESPA.



Para quem desejar conhecer um pouco mais, no link abaixo da BOVESPA você encontrará uma explicação sobre o que é o mercado de ações, simuladores, cursos básicos grátis, dicionário de finanças e várias outras informações.

Quando o assunto é dinheiro, temos que saber que se trata de um tema bastante amplo, envolvendo um ciclo de quatro estágios: orçamento, controle, poupança e investimento. Por este motivo veja que o orçamento é apenas o primeiro passo para o investidor iniciante.



  • Orçamento – Ao elaborar um orçamento significa que você vai prever quais serão as suas receitas e despesas em cada um dos 12 meses de um ano. O ideal é que esta previsão seja feita com base em dados reais do passado, caso contrário a margem de erro poderá ser grande.
  • Controle – A partir do controle, você começa a acompanhar as receitas e as despesas reais para compará-las com o orçamento (previsão). Há diversos softwares disponíveis no mercado que o ajudam a controlar o orçamento previsto e o realizado. Na maioria dos casos uma planilha eletrônica resolve bem a necessidade.
  • Poupança – Este termo não significa investir em poupança, eventualmente até pode ser isso mesmo. O dinheiro que sobra pode ser aplicado em algum investimento, seja a poupança, renda fixa, previdência privada ou qualquer outro tipo de aplicação. Você está guardando dinheiro, mas ainda não está investindo.
  • Investimento – Quando você tem uma estratégia de investimento inserida dentro um plano financeiro de médio e longo prazo e faz investimentos com uma determinada periodicidade, é bem provável que você se enquadre neste estágio do ciclo financeiro.

Por onde começar?

Meu objetivo aqui é fornecer algumas orientações úteis para o seu início como investidor em ações na bolsa de valores. Depois de já ter estudado um pouco sobre o mercado financeiro e ações, o primeiro passo a ser dado é escolher uma corretora para efetuar suas operações. A BOVESPA fornece a lista das corretoras disponíveis. Este link 
abre a página onde é possível procurar uma corretora específica e o que é necessário para escolher uma corretora. As corretoras são as instituições financeiras que fazem a intermediação das compras e vendas de ações e outros ativos. Seguem algumas dicas que podem ser úteis na hora de analisar uma corretora:
  • Conheça os serviços; navegue pelo site e descubra o que corretora oferece; muitas oferecem palestras gratuitas.
  • Procure conhecer as ferramentas disponíveis, tais como gráficos, informações sobre as empresas, recomendações de analistas, notícias etc.
  • Entenda os custos e taxas; faça simulações.
  • Faça perguntas; algumas até fornecem atendimento online.
  • Se for do seu interesse, faça o cadastro e teste os serviços e as ferramentas antes de transferir o dinheiro.

Atenção:

Atenção: Não é objetivo deste blog fornecer recomendações de investimento. O conteúdo aqui descrito pretende apenas ser uma fonte de aprendizado e estudo.