Total de visualizações de página

domingo, 28 de agosto de 2011

O que são dividendos?

As ações defensivas, aquelas que variam pouco em relação ao Ibovespa e, portanto, possuem uma volatilidade menor, também costumam pagar bons dividendos.


Um dividendo é uma parcela do lucro da empresa que é pago ao acionista. É isso mesmo, você recebe um pouco do lucro da empresa da qual é acionista.


No Brasil, as empresas são obrigadas a pagar, no mínimo, 25% do lucro aos acionistas na forma de dividendos. Além de receber uma renda extra, a outra boa notícia é que os dividendos são isentos do imposto de renda.


Quando você recebe dividendos e os reinveste comprando mais ações, os juros compostos trabalham a seu favor ao longo do tempo. Com o passar dos anos, sua carteira de ações pode crescer algumas vezes e, com isso, seu patrimônio torna-se cada vez maior.


Para entender o que são e como se beneficiar dos dividendos, assista a esse vídeo postado pelo Bastter.


http://bit.ly/nhuGV5

domingo, 21 de agosto de 2011

Curso de Introdução às Opções

No site da Bovespa você pode encontrar um curso grátis de introdução ao mercado de opções. Veja o texto inicial abaixo:

"O Mercado de Opções é o mercado em que são negociados direitos de compra ou venda de um lote de ações, com preços e prazos de exercício preestabelecidos.
Esse mercado foi criado com o objetivo básico de oferecer um mecanismo de proteção ao mercado de ações contra possíveis perdas. Uma vez que os preços e retornos dos instrumentos financeiros estão sujeitos a flutuações imprevisíveis, as opções podem ser usadas para adaptar o risco às expectativas e metas do investidor. Os participantes do mercado que usam opções para limitar os riscos de oscilação de preços (operações de "hedge") são conhecidos como "hedgers".
Entretanto, o mercado também precisa de participantes que estejam dispostos a assumir o risco: estes são chamados "especuladores".
As opções permitem que o investidor "alavanque" sua posição, aumentando o retorno potencial sobre um investimento sem aumentar o montante do capital investido, pois o capital investido inicialmente para comprar uma opção é relativamente pequeno em comparação com o ganho."
http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/cursos/curso-basico/fra_cur_opcoes.htm


Mas se você realmente desejar entender o que são opções, assista o vídeo abaixo no qual, Luiz Fernando Roxo, explica de maneira bastante clara e didática os conceitos essenciais do mercado de opções.


Análise Técnica não prevê o futuro!

A análise técnica, ou análise gráfica, utiliza os gráficos de preços para identificar o melhor momento de compra e venda de ações (ativos). Suas ferramentas são aplicadas para conhecer os movimentos dos preços e identificar padrões recorrentes. A análise técnica não é uma ciência exata. O que investidor técnico busca ao analisar gráficos e indicadores é aumentar as probabilidades de acertos dos movimentos dos preços a seu favor. Mas esta "ferramenta" não deve ser usada para prever o futuro!


No vídeo abaixo, Marício Hissa (Bastter), fornece uma ótima explicação de como se utilizar a análise técnica da maneira séria, não como "uma bola de cristal".


http://www.youtube.com/watch?v=tDi4-DhOJOE&feature=fvsr

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Quer investir na bolsa? Em primeiro lugar, não perca dinheiro!

Em o Investidor Inteligente, de Benjamin Graham, Jason Zweig nos explica qual é o efeito de um prejuízo em um portfólio de investimentos em ações (cap.20, p.568 e 569).


"O que é risco?
Você obterá respostas diferentes dependendo de quando e para quem você pergunte. Em 1999, risco não significava perder dinheiro; significa ganhar menos dinheiro do que os outros. Muitas pessoas temiam encontrar alguém em um churrasco que estivesse enriquecendo mais rapidamente do que elas ao fazer daytrades de ações ponto-com.
Então, de repente, em 2003, o risco tinha passado a significar que o mercado acionário poderia continuar a cair até que destruísse quaisquer resquícios de riqueza que você ainda conservasse.
Suponhamos que você encontre uma ação que você acredita poder crescer a 10% ao ano, mesmo que o mercado cresça apenas 5% ao ano. Infelizmente, você fica tão entusiasmado que paga um preço alto demais e a ação perde 50% de seu valor no primeiro ano. Mesmo que a ação gere o dobro do retorno do mercado daí em diante, você levará mais de 16 anos para superar o mercado, simplesmente porque pagou demais e perdeu demais no começo.
Perder algum dinheiro é inerente ao investimento e não há nada que você possa fazer para evitar isso. No entanto, para ser um investidor inteligente, você deve assumir a responsabilidade de garantir que nunca perderá a maioria do seu dinheiro ou todo ele."

Por que uma empresa apresenta lucro e o preço de sua ação cai?

Em O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham (p.317), Jason Zweig explica de forma muito clara porque o preço de uma ação pode cair mesmo quando a empresa apresenta um bom lucro.


"Quanto maior a taxa de crescimento projetada e maior o período futuro ao longo do qual ela é projetada, mais sensível a previsão se torna ao menor erro. Se, por exemplo, você estima que uma empresa que lucra $1 por ação pode aumentar esse lucro em 15% ao ano ao longo dos próximos 15 anos, seus lucros terminariam em $8,14.
Se o mercado avalia a empresa em 35 vezes os lucros, a ação terminaria o período a aproximadamente $285. Porém, se os lucros crescerem a 14% em vez de 15%, a empresa ganharia $7,14 ao final do período e, chocados com esse desempenho abaixo do previsto, os investidores não mais estariam dispostos a pagar 35 vezes os lucros. A, digamos, vinte vezes os lucros, a ação terminaria valendo cerca de $140, ou um preço mais do que 50% inferior.
Por causa da aparente precisão trazida pela matemática avançada ao processo inerentemente complicado de prever o futuro, os investidores devem ser altamente céticos com relação a qualquer um que diga que possui uma solução computadorizada complexa para problemas financeiros básicos.
Conforme Graham diz: Em 44 anos de experiência e estudos em Wall Street, nunca vi cálculos confiáveis feitos a respeito do valor de ações ordinárias ou das políticas de investimento afins que fossem além da aritmética simples ou da álgebra mais elementar. Quando o cálculo ou a álgebra mais elevada são introduzidos, você poderá considerá-los como um aviso de que o operador está tentando substituir experiência por teoria e, em geral, também dar à especulação uma fachada enganosamente disfarçada de investimento."