Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Juros em queda, e agora ?


Esse artigo, escrito pela A,R&D (uma empresa de finanças pessoais que auxilia indivíduos e famílias na tomada de decisões financeiras e patrimoniais), vem em ótimo momento ajudar os traders e os investidores a reverem as suas decisões financeiras e, mais importante, destaca a importância de se ter um PLANEJAMENTO FINANCEIRO antes de escolher um investimento apenas pela expectativa de rentabilidade. Boa leitura!


A redução da taxa de juros para um patamar histórico tem levado a seguinte pergunta: “Qual a melhor alternativa de investimento diante deste novo cenário?”.
Antes de pensar em como buscar o “melhor investimento” a pergunta a ser respondida é: Possuo um Planejamento Financeiro adequado? Afinal de contas, como é possível encontrar um bom investimento sem o conhecimento da sua real situação financeira?
O que é o Planejamento Financeiro? Por que é importante? Todos nós temos expectativas, sonhos e objetivos de vida. Perseguimos alguma meta, seja para si próprio ou para a família, de curto ou longo prazo.
Decisões relacionadas à aquisição de um imóvel, desenvolvimento de um negócio, formação de poupança para a educação dos filhos, planos de viagem, investimentos no mercado financeiro e até o planejamento da aposentadoria são assuntos que fazem parte de nosso dia a dia. Porém, conseguimos conectar estas decisões de forma objetiva?
Temos capacidade para fazer isso sozinho? Se sim, o resultado é um bom planejamento financeiro, se não, preferimos então, buscar o melhor investimento. Mas qual? O que tem a maior rentabilidade passada? Por quê?
O Planejamento Financeiro é o processo de formular estratégias para auxiliar o gerenciamento das suas finanças pessoais, do seu patrimônio, do seu estilo de vida de maneira coerente e objetiva. Assim você terá a capacidade de entender, negociar e superar, eventuais barreiras que, inevitavelmente, surgem ao longo daquilo que chamamos processo de geração de riqueza, não perdendo de vista os seus desejos e objetivos.
É sempre bom lembrar que você é o responsável pela gestão de suas finanças e de seu patrimônio e, por essa simples razão, deve se aconselhar e buscar conhecimento desenvolvendo uma boa capacidade de leitura e análise que lhe permitam tomar decisões coerentes para os objetivos que estabeleceu.
O Planejamento Financeiro, em seu sentido mais amplo, é o processo de gestão de todos os campos que envolvem as finanças e o patrimônio pessoal. Ele tem início com o planejamento de um orçamento e se estende ao desenvolvimento da capacidade de análise de risco, questões fiscais, acúmulo de riqueza, investimentos e distribuição de riqueza.
É um processo contínuo e de longo prazo, que exige disciplina e coerência. E, em um cenário de juros baixos, a decisão de se planejar financeiramente será determinante para a tomada de qualquer decisão, seja de investimento ou de consumo, pois assim teremos uma maior percepção de “valor” do dinheiro no tempo.
Agora, se você está buscando apenas “o melhor investimento”...
Alvaro J A Costa Dias alvaro@ard-fp.com.br
Pedro Luiz Aguiar pedro@ard-fp.com.br