Total de visualizações de página

sábado, 19 de julho de 2014

Criando as regras do próprio jogo

Muitas pessoas sentem que sua vida caminha em uma direção que não necessariamente é aquela desejada. Elas estudam, trabalham muito, se esforçam, mas parece que não estão indo a lugar algum, passando de um dia ao outro com a sensação de que não têm controle sobre seu próprio destino. Por que isso acontece?

Se esse for o seu caso, talvez uma resposta seja porque você ainda não dedicou um tempo suficiente para pensar sobre seus objetivos pessoais e profissionais. Que tal esse exemplo: você se prepararia para uma grande viagem sem nenhuma ideia real de seu destino e sem planejamento? Provavelmente não!

O processo de definição de metas é uma etapa fundamental para que você tenha o controle sobre o destino da sua vida pessoal e profissional. É um processo poderoso para pensar sobre seu futuro e motivar-se para transformar a visão desse futuro em realidade. Definição de metas é algo usado por atletas de alto nível, empresários bem sucedidos e empreendedores em todos os campos.

Pode parecer complicado, mas é bem mais fácil do que parece. Primeiro você imagina a “grande visão” do que você quer fazer com a sua vida nos próximos 5 ou 10 anos. Em seguida define os objetivos que pretende alcançar. Então, você subdivide esses objetivos em metas menores (mensais ou semestrais, por exemplo).

Esse exercício vale para todas as áreas de nossas vidas: educação, saúde, esporte, finanças pessoais, investimentos, gestão de tempo, gestão de carreira, entre outras. Com o passar do tempo e com a prática, você provavelmente estará definindo metas o tempo todo.

Mas lembre-se do seguinte: defina objetivos e metas desafiadoras, mas ao mesmo tempo realistas. Não há sentido algum em definir objetivos inatingíveis porque você vai desistir no meio do caminho. O segredo é definir objetivos e metas equilibrados que te estimulem e quando alcançados tragam um sentimento de conquista. Além disso, as metas devem ter uma data e, se possível, ser mensuráveis.

Finalmente, uma vez definidos os objetivos e as metas parciais é hora de começar a trabalhar, dia após dia. Mas lembre-se de que cumprir as metas não é tudo; é importante que você aprenda com essa experiência. Durante o caminho você cometerá erros. O aprendizado faz parte e tem muito valor. Saiba também que seus objetivos vão mudar conforme o tempo passa. Isso é saudável porque mostra que você está evoluindo. Ajuste-os regularmente para refletir o aumento do seu conhecimento e da sua experiência.


Boa sorte e muito sucesso!