O mercado financeiro oferece tantas opções de investimento que o trader iniciante ou investidor iniciante tem a sensação de que é quase impossível escolher onde aplicar seu dinheiro. Mesmo que você não deseje ser um especialista saiba que, com um pouco de estudo, é possível ter um conhecimento básico sobre investimentos e tomar suas próprias decisões. Se você estiver disposto a estudar um pouco sobre o mercado financeiro, o conteúdo deste blog vai te ajudar.
Por que investir ?
Antes de pensar em investir seu dinheiro ganho como muita dedicação ao trabalho, recomendamos que você responda à seguinte pergunta: "Por que desejo investir em ações na bolsa de valores?" Há diversas respostas possíveis e a primeira que vem à mente é: ganhar mais dinheiro do que na renda fixa. Por mais óbvio que possa parecer, esta reflexão o ajudará a definir mais especificamente qual é o seu objetivo. E quando sua jornada tiver início, será mais fácil acompanhar como anda o seu projeto pessoal. No site da BOVESPA você encontrará informações complementares; acesse o link abaixo e confira.
http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/iniciantes/mercado-de-acoes/entenda-o-mercado-de-acoes/entenda-o-mercado-de-acoes.aspx?idioma=pt-br
Antes de investir ...
É necessário elaborar um orçamento considerando suas receitas e despesas mensais. Há diversos modelos disponíveis e no link abaixo você pode acessar o modelo sugerido pela BOVESPA.
http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/iniciantes/mercado-de-acoes/planilha-de-orcamento-pessoal/planilha-de-orcamento-pessoal.aspx?idioma=pt-br
Para quem desejar conhecer um pouco mais, no link abaixo da BOVESPA você encontrará uma explicação sobre o que é o mercado de ações, simuladores, cursos básicos grátis, dicionário de finanças e várias outras informações.
http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/iniciantes/mercado-de-acoes/mercado-de-acoes.aspx?idioma=pt-br
Quando o assunto é dinheiro, temos que saber que se trata de um tema bastante amplo, envolvendo um ciclo de quatro estágios: orçamento, controle, poupança e investimento. Por este motivo veja que o orçamento é apenas o primeiro passo para o investidor iniciante.
- Orçamento – Ao elaborar um orçamento significa que você vai prever quais serão as suas receitas e despesas em cada um dos 12 meses de um ano. O ideal é que esta previsão seja feita com base em dados reais do passado, caso contrário a margem de erro poderá ser grande.
- Controle – A partir do controle, você começa a acompanhar as receitas e as despesas reais para compará-las com o orçamento (previsão). Há diversos softwares disponíveis no mercado que o ajudam a controlar o orçamento previsto e o realizado. Na maioria dos casos uma planilha eletrônica resolve bem a necessidade.
- Poupança – Este termo não significa investir em poupança, eventualmente até pode ser isso mesmo. O dinheiro que sobra pode ser aplicado em algum investimento, seja a poupança, renda fixa, previdência privada ou qualquer outro tipo de aplicação. Você está guardando dinheiro, mas ainda não está investindo.
- Investimento – Quando você tem uma estratégia de investimento inserida dentro um plano financeiro de médio e longo prazo e faz investimentos com uma determinada periodicidade, é bem provável que você se enquadre neste estágio do ciclo financeiro.
Por onde começar?
Meu objetivo aqui é fornecer algumas orientações úteis para o seu início como investidor em ações na bolsa de valores. Depois de já ter estudado um pouco sobre o mercado financeiro e ações, o primeiro passo a ser dado é escolher uma corretora para efetuar suas operações. A BOVESPA fornece a lista das corretoras disponíveis. Este link
abre a página onde é possível procurar uma corretora específica e o que é necessário para escolher uma corretora. As corretoras são as instituições financeiras que fazem a intermediação das compras e vendas de ações e outros ativos. Seguem algumas dicas que podem ser úteis na hora de analisar uma corretora:
- Conheça os serviços; navegue pelo site e descubra o que corretora oferece; muitas oferecem palestras gratuitas.
- Procure conhecer as ferramentas disponíveis, tais como gráficos, informações sobre as empresas, recomendações de analistas, notícias etc.
- Entenda os custos e taxas; faça simulações.
- Faça perguntas; algumas até fornecem atendimento online.
- Se for do seu interesse, faça o cadastro e teste os serviços e as ferramentas antes de transferir o dinheiro.
Atenção:
Atenção: Não é objetivo deste blog fornecer recomendações de investimento. O conteúdo aqui descrito pretende apenas ser uma fonte de aprendizado e estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário