Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Por que uma empresa apresenta lucro e o preço de sua ação cai?

Em O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham (p.317), Jason Zweig explica de forma muito clara porque o preço de uma ação pode cair mesmo quando a empresa apresenta um bom lucro.


"Quanto maior a taxa de crescimento projetada e maior o período futuro ao longo do qual ela é projetada, mais sensível a previsão se torna ao menor erro. Se, por exemplo, você estima que uma empresa que lucra $1 por ação pode aumentar esse lucro em 15% ao ano ao longo dos próximos 15 anos, seus lucros terminariam em $8,14.
Se o mercado avalia a empresa em 35 vezes os lucros, a ação terminaria o período a aproximadamente $285. Porém, se os lucros crescerem a 14% em vez de 15%, a empresa ganharia $7,14 ao final do período e, chocados com esse desempenho abaixo do previsto, os investidores não mais estariam dispostos a pagar 35 vezes os lucros. A, digamos, vinte vezes os lucros, a ação terminaria valendo cerca de $140, ou um preço mais do que 50% inferior.
Por causa da aparente precisão trazida pela matemática avançada ao processo inerentemente complicado de prever o futuro, os investidores devem ser altamente céticos com relação a qualquer um que diga que possui uma solução computadorizada complexa para problemas financeiros básicos.
Conforme Graham diz: Em 44 anos de experiência e estudos em Wall Street, nunca vi cálculos confiáveis feitos a respeito do valor de ações ordinárias ou das políticas de investimento afins que fossem além da aritmética simples ou da álgebra mais elementar. Quando o cálculo ou a álgebra mais elevada são introduzidos, você poderá considerá-los como um aviso de que o operador está tentando substituir experiência por teoria e, em geral, também dar à especulação uma fachada enganosamente disfarçada de investimento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário