Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Indicadores fundamentalistas: Indicadores de Balanço

Hoje vamos conhecer alguns dos principais indicadores da análise fundamentalista. Há dois tipos: indicadores de balanço e indicadores de mercado. Nesta postagem vamos conhecer alguns dos principais indicadores de balanço. O texto abaixo foi extraído do livro Avaliando Empresas Investindo em Ações dos autores Carlos Alberto Debastiani e Felipe Augusto Russo.


"Liquidez Corrente (LC)
LC = Ativo Circulante / Passivo Circulante
Representa quanto a empresa possui em relação a cada unidade monetária que deve no mesmo período. Por exemplo, se a LC for igual a 0,80 significa que para cada R$ 1,00 de dívida a empresa já possui R$ 0,80. O valor ideal para esse indicador é que seja sempre maior do que 1. Quanto maior for o seu valor, melhor, pois isso indica que a empresa possui capacidade para pagamento de suas dívidas e disponibilidade financeira que lhe confere mais "jogo de cintura".
Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido (RPL)
RPL = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido
Representa a taxa de retorno dos acionistas no período de apuração. Mede a performance de geração de lucro que a empresa consegue produzir com capital próprio. Quanto maior for o valor desse indicador, melhor, pois demonstra que a empresa necessita de um patrimônio menor para produzir mais lucro. É um forte indicador de crescimento da empresa.
Grau de Endividamento (GE)
GE = Passivo Exigível de Longo Prazo / Ativo Total (Circulante + Imobilizado + Realizável de Longo Prazo)
Este indicador mostra que proporção do Ativo Total da empresa está sendo financiada pelos credores de longo prazo. É interessante que esse indicador tenha o menor valor possível. É desejável, até mesmo, que decresça em relação a períodos anteriores, mostrando que a empresa está cada vez menos dependente do recurso de terceiros para financiar as próprias atividades.
Margem Líquida (ML)
ML = Lucro Líquido / Vendas Líquidas
Demonstra o quanto das vendas líquidas permaneceu na empresa na forma de lucro líquido. É um ótimo indicador para comparar empresas do mesmo setor.
Lucro por Ação (LPA)
LPA = Lucro Líquido / Quantidade de Ações
Com base nesse indicador, o investidor pode apurar se o lucro gerado para cada uma de suas ações está diminuindo ou aumentando.
Valor Patrimonial por Ação (VPA)
VPA: Patrimônio Líquido / Quantidade de Ações
Representa o valor contábil de cada ação, ou seja, seu valor intrínseco, real. Podemos notar que muitas ações são negociadas acima de seu VPA, o que indica que o mercado acredita no potencial da empresa, de forma que aceita pagar ágio sobre seu valor contábil. Quando observamos ações abaixo de seu valor patrimonial, temos a indicação de que o mercado não acredita nessa empresa nem em seu potencial de crescimento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário