Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A bolsa ganha da renda fixa?

A resposta para esta pergunta é complexa e, de maneira geral, depende do período no qual o investidor entrou na renda variável, das empresas escolhidas e do preço pago. Se o investidor entrou e permaneceu durante um período de baixa, sua rentabilidade foi negativa. O contrário também é verdade. Mas cabe destacar que no longo prazo as ações de boas empresas tendem a ganhar da renda fixa. Warren Buffett costuma dizer que as chances de lucro aumentam proporcionalmente ao tempo do seu investimento.


Acabo de concluir um estudo no qual faço uma análise dos últimos 14 anos comparando a inflação medida pelo IPCA, a Poupança, a renda fixa (CDI), o Ibovespa, a Petrobrás e a Vale. Durante parte deste período a bolsa chegou a perder da renda fixa e até da Poupança em alguns anos. Mas no final destes 14 anos, a renda fixa (CDI) e o Ibovespa (índice médio das principais ações) praticamente empataram. Veja os resultados acumulados nestes 14 anos:

- IPCA:            134%
- Poupança:      263%
- CDI:              875%
- Ibovespa:      889%
- Petrobrás:     1983%
- Vale:            4799%

Embora o Ibovespa tenha apresentado um desempenho praticamente igual ao da renda fixa, quem soube escolher e investiu na Petrobrás e na Vale, teve uma grata surpresa ao final destes anos. Seus rendimentos foram bem acima da renda fixa, da Poupança e da inflação.

Para demonstrar melhor as diferenças entre as rentabilidades, descontei o efeito da inflação em cada um dos tipos de investimento e converti as rentabilidades acumuladas em percentuais médios anuais. Assim, o gráfico abaixo apresenta os ganhos médios anuais acima da inflação medida pelo IPCA.

A bolsa de valores é um investimento de longo prazo para aquelas pessoas que são disciplinadas e pacientes. Aqueles que se afobarem nas crises certamente vão sair da bolsa no pior momento, justamente quando os investidores experientes estarão comprando. O segredo é escolher muito bem as empresas nas quais você vai investir. Note que a Vale proporcionou um rendimento médio anual de 24,3% acima da inflação, um verdadeiro presente para os seus investidores.

O que fazer para aumentar suas chances de ganho?

1. Invista para o longo prazo. Considerando que nos próximos anos há uma expectativa de que a taxa de juros no Brasil continue caindo, quanto maior o prazo na bolsa, maiores as suas chances de ganho. Quem investe esperando retornos em apenas um mês, certamente terá um risco maior do que outras pessoas com horizonte de alguns anos. Porém, se você deseja ser um trader (especulador) e investir em prazos mais curtos, tenha um bom plano de investimento, um método operacional testado e um sistema eficiente de gestão de risco.

2. Compre barato. O conceito de caro e barato é relativo. Uma ação está barata em relação ao seu próprio histórico e em relação a outras empresas de seu segmento. Mas encontrar um preço barato não significa certeza de ganhos. Há formas acessíveis ao pequeno investidor para analisar empresas e concluir se deve ou não comprar suas ações. Os preços (cotações na bolsa de valores) das empresas oscilam ao longo do tempo. Tenha paciência e saiba a hora de comprar. Se você investir numa boa empresa e pagar caro pela ação, poderá ter poucas chances de ganhos, pois dependerá de outros compradores dispostos a pagar preços cada vez mais altos.

3. Escolha bem as empresas. Para quem estiver disposto a estudar e a pesquisar mais, pode pensar em tomar suas próprias decisões, escolhendo as empresas que concluiu serem bons investimentos. Não acredite em dicas. Como diz Warren Buffett: "tenha um pensamento independente". Se você escolher as mesmas empresas que a maioria das pessoas e fundos de investimento, não estará fazendo nada diferente. No entanto, estas mesmas empresas podem apresentar excelentes oportunidades após grandes quedas. Por isso, o trabalho de pesquisa e análise poderá trazer excelentes retornos.

Em textos futuros explicarei mais detalhadamente estes três itens.

Quem desejar informações adicionais, acesse o comentário de Mauro Halfeld para a Rádio CBN:
"O ranking dos investimentos nos últimos 10 anos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário