Total de visualizações de página

sábado, 29 de janeiro de 2011

Tendências, suportes e resistências

Para permitir que o trader iniciante compreenda futuros posts, precisamos entender o mínimo da Análise Técnica. Para tanto, vamos estudar rapidamente os principais conceitos e ferramentas usadas pelos analistas técnicos. Assim, o objetivo deste post não é o de ensinar análise técnica; há diversos cursos disponíveis. Em breve divulgarei um curso.


Os analistas técnicos ou grafistas procuram interpretar os gráficos de preços buscando padrões recorrentes para tomar suas decisões de compra e de venda. Estes padrões podem ser encontrados em figuras, tendências de alta e de baixa ou por meio de indicadores. A ideia não é “adivinhar” o movimento do mercado, mas sim identificar o movimento mais provável e tirar proveito desta análise operando com lucro.


Os preços das ações se alternam entre tendências de alta, de baixa e lateral. Para ajudar na identificação das tendências, os analistas técnicos traçam linhas contornando os caminhos dos preços. O exemplo abaixo mostra como as tendências se alternam ao longo do tempo.



Suportes e resistências são áreas no gráfico que sinalizam uma espécie de barreira ao movimento dos preços, fazendo com que uma força contrária seja exercida.

Uma resistência encontra-se no topo de um gráfico e é caracterizada por uma linha de preços que, quando testada, apresenta uma probabilidade de enfraquecer a força compradora dando início a um movimento de baixa. Quando rompido para cima, a resistência torna-se um suporte.

Um suporte encontra-se no fundo de um gráfico e é caracterizado por uma linha de preços que, quando testada, apresenta uma probabilidade de enfraquecer a força vendedora dando início a um movimento de alta. Quando rompido para baixo, o suporte torna-se uma resistência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário