Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Indicadores da análise técnica

Para permitir que o trader iniciante ou investidor iniciante entenda as futuras postagens, vamos conhecer três dos principais indicadores disponíveis nos softwares de Análise Técnica: médias móveis, MACD (Moving Avarege Convergence Divergence) e IFR (Índice de Força Relativa). Basicamente há duas categorias de indicadores:


Rastreadores de Tendências. Nesta categoria encontram-se as médias móveis e o MACD. Por serem seguidores de tendências, tais indicadores são mais lentos do que o movimento dos preços, não sendo possível antecipar as reversões de tendências. No entanto, a direção de uma média móvel nos fornece uma segurança maior ao efetuarmos a compra de uma ação. Se a sua inclinação for para cima, há um indicador de tendência de alta e vice-versa. Quando o mercado não está numa tendência definida e encontra-se num movimento mais lateral, a média móvel não é efetiva.


Osciladores. O IFR econtra-se nesta categoria. Os osciladores procuram nos dizer se o mercado já está sobrevendido ou sobrecomprado. Na primeira situação houve uma queda razoável e há uma probabilidade maior dos preços subirem. Na segunda situação houve uma alta razoável e há uma probabilidade dos preços caírem. Ou seja, evite comprar em mercados sobrecomprados e evite vender em mercados sobrevendidos, pois provavelmente você comprará próximo ao final da alta e venderá próximo ao final da baixa.


Vamos conhecer um pouco das Médias Móveis, do MACD e do IFR.


Médias Móveis


São indicadores que rastreiam a tendência. As médias móveis têm esse nome porque em seu cálculo o valor mais novo é adicionado e o mais antigo é eliminado. Sua direção nos mostra se a tendência é de alta, de baixa ou lateral (praticamente não sobe nem desce). Você pode usar médias móveis de diversos períodos, por exemplo: 22 dias, 10 semanas, 6 meses etc. A escolha é individual; faça seus testes. Basicamente há três tipos de médias: simples, ponderada e exponencial. A mais comum é a exponencial que dá maior peso aos valores mais recentes. O exemplo abaixo contém um gráfico semanal de candlestick da VALE5 com duas médias exponenciais de 13 e 26 períodos. Veja como as médias indicam claramente a direção da tendência. Neste exemplo, o sinal de compra ocorre quando a média móvel mais curta (13 períodos) cruza de baixo para cima a média móvel mais longa (26 períodos).




MACD (Moving Avarege Convergence Divergence)


O MACD é um indicador de tendência que utiliza médias móveis na sua composição e pode ser traduzido como Convergência Divergência de Médias Móveis. A linha azul é a linha MACD formada pela diferença de duas médias móveis exponenciais de 12 e 26 períodos. A linha verde é a linha de SINAL formada por uma média móvel exponencial de 9 períodos da própria linha MACD. O sinal de compra é dado quando a linha azul cruza a linha verde de baixo para cima. O sinal de venda é dado quando linha azul cruza a verde de cima para baixo. O padrão de cores pode variar dependendo do software utilizado.




IFR (Índice de Força Relativa)


Este é talvez o indicador mais utilizado na análise técnica. Trata-se de um oscilador que varia de 0 a 100 e mede a relação de forças entre os compradores e os vendedores. Como um padrão da leitura, são traçadas duas linhas em 30 e 70. Na faixa entre 0 e 30, o mercado está sobrevendido (este é um sinal de compra). Na faixa entre 70 e 100, o mercado está sobrecomprado (este é um sinal de venda). Desta forma, quanto maior a força vendedora do mercado, mais próximo de 0 estará o IFR. E quanto maior a força compradora do mercado, mais próximo de 100 estará o IFR.



Nenhum comentário:

Postar um comentário