Total de visualizações de página

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Tipos de gráficos

Há três tipos diferentes de gráficos: linha, barra e candlestick. Todos possuem algo em comum: mostram as variações dos preços ao longo do tempo. Os gráficos podem ter vários períodos: 1 minuto, 5 minutos, 15 minutos, 30 minutos, 60 minutos, diário, semanal, mensal, trimestral, anual etc. Vale ressaltar que o candlestick é o tipo de gráfico mais comum, mas a escolha é individual. Vamos um rápido exemplo de cada um dos três tipos de gráficos. A ação escolhida é o gráfico diário da VALE5.


B1) Gráfico de Linha. Este gráfico mostra apenas o preço de fechamento.




B2) Gráfico de Barra. O gráfico de barra mostra os preços de abertura (barra direita), máximo, mínimo (barra esquerda) e de fechamento. Um dia de pregão pode ser de alta ou de baixa. Um dia de alta tem a barra de abertura acima da barra de fechamento e um dia de baixa tem a barra de abertura abaixo da barra de fechamento.




B3) Gráfico de Candlestick. O gráfico de candlestick mostra os preços de abertura, máximo, mínimo e de fechamento. Assim como um gráfico de barra, um dia pode ser de alta ou de baixa. Um dia de alta tem o corpo do candlestick na cor branca. Já um dia de baixa tem o corpo do candlestick na cor preta. Há diversos softwares de análise técnica no mercado e estas cores são diferentes em cada. Às vezes a alta é apresentada na cor verde e a baixa na cor vermelha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário