Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de março de 2011

Como montar um plano de investimento

Muitas pessoas desejam investir e acham que basta apenas aplicar na poupança ou em outro tipo de renda fixa. Ainda que isso seja melhor que não ter qualquer tipo de investimento, está longe de ser um plano estruturado que resultará no alcance de objetivos específicos. Vamos aplicar um exemplo à figura abaixo, lembrando que para fins didáticos não foi considerado o efeito da inflação.




Seu Objetivo
Alcançar R$ 1.000.000,00 em 20 anos.


Seu Orçamento
Após elaborar um orçamento pessoal você conclui que pode alocar R$ 1.000,00 por mês para os seus investimentos. Caso você deseje mais detalhes sobre o ciclo financeiro, vá até a página "Início" no topo deste blog.


Plano Estratégico
Investir 50% em ações e 50% em renda fixa e efetuar uma recomposição ao final de cada ano (esse método de balanceamento foi desenvolvido por Benjamin Graham). Por exemplo, se o peso de seus investimentos estiver em 60% em ações e 40% em renda fixa, venda 10% da carteira de ações e invista na renda fixa voltando à proporção de 50% em ações e 50% em renda fixa. Com esse procedimento você venderá parte das ações na alta e comprará novas ações na baixa. Acredite: funciona muito bem.


Plano Tático
Dos 50% em ações (taxa anual esperada de 16%)
  • PETR4 20% (Petrobrás)
  • VALE5 20% (Vale)
  • ELPL4 10% (Eletropaulo)
  • Reinvestir todos os dividendos recebidos na compra de mais ações. Com o passar do tempo, você terá mais ações e receberá mais dividendos criando uma "bola de neve".
Dos 50% em renda fixa
  • CDB 25% (taxa anual esperada de 9%)
  • Títulos do Tesouro 25% (taxa anual esperada de 10%)


Plano Operacional
Ações - Prazo Operacional: Buy & Hold
  • Utilizar gráfico semanal. Comprar quando o MACD (moving average convergence divergence) e a MME21 (média móvel exponencial de 21 períodos) estiverem altistas com os preços sempre próximos da MME21. Quem não souber o que são estes indicadores (MACD e médias móveis) procure neste blog a postagem do dia 15/02/11 cujo título é "Indicadores da análise técnica".
  • Adotar a mesma regra de recomposição da carteira, mas neste caso, a cada 6 meses. Por exemplo, se o peso das ações estiver em PETR4 10% + VALE5 30% + ELPL6 10%, venda 10% da VALE5 compre PETR4. 
Renda Fixa
  • Alocar mensalmente o montante estabelecido em CDB e em Títulos do Tesouro.
Gerenciamento
  • A partir deste ponto basta apenas gerenciar o seu plano de investimento. Se você desejar, faça um gerenciamento mensal.


Este é um exemplo relativamente simples de como montar um plano de investimento. Você pode elaborar o seu conforme suas possibilidades e perfil. O importante é que você tenha uma política de investimentos escrita. Pense que você é uma empresa e, desta forma, tudo precisa ser mais profissional e estruturado para que seja possível prestar contas ao principal acionista: VOCÊ !!!

Um comentário: