Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Prazos operacionais

A escolha do prazo operacional é uma questão fundamental a ser respondida pelo trader iniciante antes de investir na bolsa de valores. Usualmente existem quatro prazos nos quais você pode operar. Cada um tem suas vantagens e desvantagens. Você precisa conhecer as diferenças para escolher o seu caminho. Para facilitar a sua análise, montei um quadro comparando os quatro prazos operacionais com as principais características: capital, ganho percentual, risco, stress, tempo de dedicação, despesas com corretagem (são as taxas cobradas pelas corretoras) e perfil do investidor.




Daytrade - Aqui estão classificadas as operações de compra e venda que ocorrem dentro do período de um dia. Este é o menor prazo operacional e pode ser dividido em vários outros, por exemplo, 1 minuto, 15 minutos, 30 minutos, 60 minutos etc.
Swingtrade - Aqui estão classificadas as operações de compra e venda que ocorrem dentro do período de 5 a 10 dias, mas podem durar um tempo maior ou menor. Esta é uma referência para demonstrar o conceito.
Position - Aqui estão classificadas as operações de compra e venda que ocorrem dentro do período de alguns meses.
Buy & Hold - Aqui estão classificadas as operações de compra e venda que ocorrem dentro do período de alguns anos.


O gráfico abaixo ajuda a compreender visualmente cada um dos quatro prazos operacionais. Foi utilizado um gráfico diário em um período de aproximadamente seis meses. As setas indicam um exemplo do tempo de duração do trade em cada prazo operacional e seu respectivo ganho percentual.



Agora que você já sabe as principais diferenças, tem condições de escolher o seu prazo operacional. Não fique mudando de prazo, pois isso certamente causará problemas e prejuízos. Faça vários testes e tenha disciplina para seguir o seu prazo operacional.

Quem desejar conhecer um pouco mais sobre o assunto faça um cadastro grátis em www.nelogica.com.br e depois acesse o link abaixo:

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Indicadores da análise técnica

Para permitir que o trader iniciante ou investidor iniciante entenda as futuras postagens, vamos conhecer três dos principais indicadores disponíveis nos softwares de Análise Técnica: médias móveis, MACD (Moving Avarege Convergence Divergence) e IFR (Índice de Força Relativa). Basicamente há duas categorias de indicadores:


Rastreadores de Tendências. Nesta categoria encontram-se as médias móveis e o MACD. Por serem seguidores de tendências, tais indicadores são mais lentos do que o movimento dos preços, não sendo possível antecipar as reversões de tendências. No entanto, a direção de uma média móvel nos fornece uma segurança maior ao efetuarmos a compra de uma ação. Se a sua inclinação for para cima, há um indicador de tendência de alta e vice-versa. Quando o mercado não está numa tendência definida e encontra-se num movimento mais lateral, a média móvel não é efetiva.


Osciladores. O IFR econtra-se nesta categoria. Os osciladores procuram nos dizer se o mercado já está sobrevendido ou sobrecomprado. Na primeira situação houve uma queda razoável e há uma probabilidade maior dos preços subirem. Na segunda situação houve uma alta razoável e há uma probabilidade dos preços caírem. Ou seja, evite comprar em mercados sobrecomprados e evite vender em mercados sobrevendidos, pois provavelmente você comprará próximo ao final da alta e venderá próximo ao final da baixa.


Vamos conhecer um pouco das Médias Móveis, do MACD e do IFR.


Médias Móveis


São indicadores que rastreiam a tendência. As médias móveis têm esse nome porque em seu cálculo o valor mais novo é adicionado e o mais antigo é eliminado. Sua direção nos mostra se a tendência é de alta, de baixa ou lateral (praticamente não sobe nem desce). Você pode usar médias móveis de diversos períodos, por exemplo: 22 dias, 10 semanas, 6 meses etc. A escolha é individual; faça seus testes. Basicamente há três tipos de médias: simples, ponderada e exponencial. A mais comum é a exponencial que dá maior peso aos valores mais recentes. O exemplo abaixo contém um gráfico semanal de candlestick da VALE5 com duas médias exponenciais de 13 e 26 períodos. Veja como as médias indicam claramente a direção da tendência. Neste exemplo, o sinal de compra ocorre quando a média móvel mais curta (13 períodos) cruza de baixo para cima a média móvel mais longa (26 períodos).




MACD (Moving Avarege Convergence Divergence)


O MACD é um indicador de tendência que utiliza médias móveis na sua composição e pode ser traduzido como Convergência Divergência de Médias Móveis. A linha azul é a linha MACD formada pela diferença de duas médias móveis exponenciais de 12 e 26 períodos. A linha verde é a linha de SINAL formada por uma média móvel exponencial de 9 períodos da própria linha MACD. O sinal de compra é dado quando a linha azul cruza a linha verde de baixo para cima. O sinal de venda é dado quando linha azul cruza a verde de cima para baixo. O padrão de cores pode variar dependendo do software utilizado.




IFR (Índice de Força Relativa)


Este é talvez o indicador mais utilizado na análise técnica. Trata-se de um oscilador que varia de 0 a 100 e mede a relação de forças entre os compradores e os vendedores. Como um padrão da leitura, são traçadas duas linhas em 30 e 70. Na faixa entre 0 e 30, o mercado está sobrevendido (este é um sinal de compra). Na faixa entre 70 e 100, o mercado está sobrecomprado (este é um sinal de venda). Desta forma, quanto maior a força vendedora do mercado, mais próximo de 0 estará o IFR. E quanto maior a força compradora do mercado, mais próximo de 100 estará o IFR.



sábado, 5 de fevereiro de 2011

Tipos de gráficos

Há três tipos diferentes de gráficos: linha, barra e candlestick. Todos possuem algo em comum: mostram as variações dos preços ao longo do tempo. Os gráficos podem ter vários períodos: 1 minuto, 5 minutos, 15 minutos, 30 minutos, 60 minutos, diário, semanal, mensal, trimestral, anual etc. Vale ressaltar que o candlestick é o tipo de gráfico mais comum, mas a escolha é individual. Vamos um rápido exemplo de cada um dos três tipos de gráficos. A ação escolhida é o gráfico diário da VALE5.


B1) Gráfico de Linha. Este gráfico mostra apenas o preço de fechamento.




B2) Gráfico de Barra. O gráfico de barra mostra os preços de abertura (barra direita), máximo, mínimo (barra esquerda) e de fechamento. Um dia de pregão pode ser de alta ou de baixa. Um dia de alta tem a barra de abertura acima da barra de fechamento e um dia de baixa tem a barra de abertura abaixo da barra de fechamento.




B3) Gráfico de Candlestick. O gráfico de candlestick mostra os preços de abertura, máximo, mínimo e de fechamento. Assim como um gráfico de barra, um dia pode ser de alta ou de baixa. Um dia de alta tem o corpo do candlestick na cor branca. Já um dia de baixa tem o corpo do candlestick na cor preta. Há diversos softwares de análise técnica no mercado e estas cores são diferentes em cada. Às vezes a alta é apresentada na cor verde e a baixa na cor vermelha.