Total de visualizações de página

sábado, 18 de dezembro de 2010

Introdução à Bolsa de Valores

Segundo a BOVESPA as bolsas de valores "São locais que oferecem condições e sistemas necessários para a realização de negociação de compra e venda de títulos e valores mobiliários de forma transparente. Além disso tem atividade de auto-regulação que visa preservar elevados padrões éticos de negociação, e divulgar as operações executadas com rapidez, amplitude e detalhes."

O investimento em ações é essenciamente caracterizado como renda variável. A renda fixa oferece menos risco e menos retorno; em geral a sua rentabilidade é vinculada a algum índice ou indicador. A renda variável oferece mais risco e maior potencial de retorno, mas o retorno pode ser maior ou menor que a renda fixa. É importante entender que o retorno do investimento em ações não pode ser previsto. Aceitar essa característica é essencial para que você tenha sucesso nos seus investimentos em ações.

O autor Maurício Hissa em seu livro Sobreviva na Bolsa de Valores, explora a dificuldade do ser humano em aceitar a incerteza: "É muito difícil para o ser humano aceitar a incerteza absoluta, mas isso deve ser aceito antes de entrarmos na Bolsa para que não paguemos o preço caro que a maioria paga: passa os primeiros anos na Bolsa descobrindo métodos atrás de métodos que lhe dão a ilusão de segurança e, após entregar grande parte do dinheiro por meio desses métodos, que acertam durante um tempo só para depois levarem todo o seu lucro embora, finalmente aceita a incerteza da Bolsa e só aí passa a ter alguma chance."

Existem estratégias e métodos que minimizam os riscos. Esses temas de extrema relevância para qualquer investidor serão abordados em outros textos deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário