Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O que são ações?

Segundo o autor do livro Operando na Bolsa de Valores (Editora Novatec), Joseilton S. Correia:


"São títulos negociáveis de renda variável que representam a menor parcela do capital social da empresa que os emitiu. Por isso, quando você compra ações de uma empresa, é como se possuísse pedaços da empresa. As empresas precisam de dinheiro para financiar suas compras, ampliar instalações, negócios etc. Para não pegar dinheiro emprestado dos bancos, onde os juros são altos, as empresas emitem ações para captar dinheiro sem o pagamento de juros. Para compensar, pagam aos acionistas a participação nos lucros (dividendos)."


Acesse este link e assista a um vídeo que explica o que são ações http://www.tvbvmf.com.br/Videos/513


Agora é possível entender que a pessoa que compra uma ação está comprando um pedaço da empresa e está se tornando sócio. E como qualquer sócio, possui uma expectativa de obter lucro com a valorização da ação que, em geral, ocorre a partir do crescimento da empresa. As ações se dividem em duas categorias: ações ordinárias e ações preferenciais. As diferenças são explicadas pelo mesmo autor, conforme texto a seguir:


"Ações ordinárias - Os detentores de ações ordinárias nominativas (ONs) têm o direito de votar nas assembléias da empresa; no entanto, na maioria das vezes, não têm poder de veto. ... O que torna as ações ordinárias ainda mais interessantes, contudo, para o investidor é o tag along. ... Pela lei, esses acionistas possuem o direito de receber por suas ações no mínimo 80% do valor pago para o controlador em caso de venda da empresa."


"Ações preferenciais - As ações preferenciais nominativas (PNs) são aquelas que menos protegem o acionista minoritário, porque não lhe dão o direito de votar na assembléia e, ainda, em caso de venda da empresa, a lei não lhe garante o direito de participar do prêmio de controle. ... Os acionistas preferenciais, como são chamados os detentores de ações PNs, contudo, têm preferência no recebimento dos dividendos pagos pela empresa quando esta tem lucro."


Acesse o link abaixo para obter informações e conceitos adicionais 
http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/iniciantes/mercado-de-acoes/entenda-o-mercado-de-acoes/entenda-o-mercado-de-acoes.aspx?idioma=pt-br


Você pode assistir a um vídeo que explica a diferença entre ações ordinárias e ações preferenciais acessando este link http://www.tvbvmf.com.br/Videos/582



Nenhum comentário:

Postar um comentário