Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Investimento vs. especulação

Segundo Benjamin Graham em seu livro O Investidor Inteligente "... uma operação de investimento é aquela que, após análise profunda, promete a segurança do principal e um retorno adequado. As operações que não atendem a essas condições são especulativas."

É natural que toda pessoa que compra um ativo, por exemplo uma ação na bolsa de valores, deseje obter um retorno financeiro em algum momento no futuro. Assim, este tipo de operação carrega uma dose de especulação. O que o grande especialista quer nos ensinar é que devemos efetuar nossas aquisições após uma análise sobre a empresa, com uma metodologia de trabalho e não simplesmente adquirir ativos sem qualquer critério, pois isto seria uma simples "aposta".

Ainda neste mesmo livro ele descreve que "Na maior parte do tempo, o investidor precisa reconhecer a existência de um fator especulativo em sua carteira de ações ... É sua tarefa manter esse componente dentro de limites estreitos e estar preparado financeira ou psicologicamente para resultados adversos que possam ser de curta ou longa duração. ... alguma especulação é necessária e inevitável, pois em muitas situações nas bolsas existem chances substanciais tanto de lucros quanto de prejuízos, e os riscos aí presentes precisam ser assumidos por alguém ... O comprador compra o risco primário e que essa ação pode cair. Entretanto, o vendedor ainda retém um risco residual, a possibilidade de que a ação que ele acaba de vender suba!"

Ele também nos ensina que podemos efetuar operações especulativas, mas devemos destinar uma pequena parcela de nosso capital, adotar um método de trabalho e inclusive separar o dinheiro destas operações em outra corretora: "Existe especulação inteligente assim como há investimento inteligente. Destas, as mais importantes são: (1) especular quando você pensa que está investindo; (2) especular seriamente, e não como passatempo, quando você não possui conhecimento apropriado e habilidade para tal; e (3) arriscar mais dinheiro na especulação do que você tem condições de perder. ... Nunca misture suas operações especulativas com seus investimentos em uma mesma conta, tampouco em qualquer parte de seu pensamento."

Para quem desejar conhecer a filosofia de trabalho da gestora de fundos Investidor Profissional, acesse a entrevista disponível no Portal Exame: "Primeira gestora independente de recursos do Brasil, a asset carioca Investidor Profissional tem muito o que ensinar a quem aplica em bolsa ..."
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/fundos/noticias/preferimos-acoes-de-oligopolios-diz-investidor-profissional?page=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário