Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Para que serve o IBOVESPA?

De acordo com o site da BOVESPA:


"O Índice Bovespa é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. Sua relevância advém do fato do Ibovespa retratar o comportamento dos principais papéis negociados na BM&FBOVESPA e também de sua tradição, pois o índice manteve a integridade de sua série histórica e não sofreu modificações metodológicas desde sua implementação em 1968."


"A finalidade básica do Ibovespa é a de servir como indicador médio do comportamento do mercado. Para tanto, sua composição procura aproximar-se o mais possível da real configuração das negociações à vista (lote-padrão) na BM&FBOVESPA."


"As ações integrantes da carteira teórica do Índice Bovespa respondem por mais de 80% do número de negócios e do volume financeiro verificados no mercado à vista (lote-padrão) da BM&FBOVESPA."
Atualmente o índice é composto pelas 68 ações mais negociadas na bolsa de valores. Acesse o link abaixo para conhecer a lista completa das ações que fazem parte do índice.

http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoCarteiraTeorica.aspx?Indice=IBOVESPA&idioma=pt-br

Vale a pena acessar o link abaixo que contém um gráfico interativo do histórico do IBOVESPA desde 1963, demonstrando as tendências de alta e de baixa associadas aos grandes eventos históricos.

http://www.enfoque.com.br/poster/ibovespa/view_ibovespa_enfoque.aspx

2 comentários: